segunda-feira, 10 de maio de 2021

A influência de Paulo Freire nas Universidades


Nas aulas de Universidade e sociedade nos vêm sendo mostrado ,pelo o professor Joel, alguns autores, que são inspirações para a base do ensino da universidade, onde a Própria UFSB tenta seguir como exemplo para a aplicação de seus métodos, proporcionando uma qualidade de ensino melhor para os alunos, reforçando esses laços de ensinamentos entre docentes e discentes.

Nesse post, o premiado foi Paulo Freire, o qual o campus de Teixeira de Freitas o homenageou, batizando com o seu nome.

Irei relatar um pouco sobre ele, e sobre a sua visão de ensino para as universidades, baseadas em seu livro- Pedagogia da autonomia. Livro este que foi estudado em aula remota, os 2 primeiros capítulos.

Paulo Reglus Neves Freire, foi o patrono da educação brasileira. Ele era um educador e filósofo brasileiro, e foi considerado um do pensadores mais notáveis da pedagogia mundial. Nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, estado do Pernambuco, e apesar de nascer em uma família de classe média, vivenciou a pobreza e a fome em certo período de sua infância. Com fazendo ele ter mais apreço aos necessitados, os ajudando com seu método de alfabetização. 
Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Nos 2 primeiros capítulos do livro "Pedagogia da autonomia" foram tirados pontos importantes na visão de cada aluno, e no final pôde se ter uma vasta variedades de ideias, mas todas interligadas a real mensagem q Freire queria passar.

Formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas, esse educando deve ser o protagonista de seu percurso, se tornando um curioso investigador com visão crítica. É algo mais ligado ao aprimoramento, a inovação e a adaptação. Na formação de educandos, é necessário conectar a sua realidade de vivência ao tema que é preciso ser lecionado.

Na educação é preciso aceitar a evolução dos ensinos, e não ficar preso a métodos tradicionalistas, que se prendem muito a uma realidade, consequentemente, excluindo outras realidades. É preciso ser baseado no respeito e empatia, com uma boa capacidade de analisar, e ir totalmente contra a qualquer forma e atitudes preconceituosas, que inflija a democracia.

Para finalizar, uma citação: Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a "prática da liberdade", o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo.
— Richard Shaull, com base em Paulo Freire
A docência é um desafio. Saber ensinar está interligado com a capacidade de inovação e conhecer o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia e início do ano acadêmico

Alain Coulon e sua visão da entrada do estudante na vida Universitária

  O sociólogo Francês, Alain Coulon. Nascido em 12 de Outubro de 1947 é professor da Universidade de Paris 8 Vicennes saint-Denis   em ciênc...