segunda-feira, 10 de maio de 2021

Anísio Teixeira, e a sua grande contribuição para a educação atual


 Sem dúvidas, Anísio Teixeira é um dos grandes nomes para a evolução da educação brasileira. Foi idealizador de grande mudanças que marcaram a educação no século 20. É mais um dos grandes nomes, que a matéria de Universidade e Sociedade quis nos apresentar, e como sua importância contribuiu para o momento atual.

Anísio Spínola Teixeira (Caetité, 12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Filho de fazendeiro, estudou em colégios de jesuítas na Bahia e cursou direito no Rio de Janeiro. Sob a influência dessa instituição, cogitou tornar-se jesuíta — sonho veementemente combatido por seu pai, que projetara uma carreira política para o filho. Ainda aos dezessete anos, teve sua inteligência reconhecida por Teodoro Sampaio, que o convidou a proferir uma palestra no Instituto Histórico e Geográfico da Bahia. 

Formou-se em 1922 na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ). Em 1924 já era inspetor-geral do Ensino na Bahia. em 1924, a convite do governador Góes Calmon, assumiu o cargo de Inspetor geral de ensino, cargo equivalente hoje ao de Secretário da Educação - iniciando sua carreira de pedagogo e administrador público. A fim de melhor desempenhar esta função viajou em 1925 para a Europa, onde observou o sistema educacional de diversos países — implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.

Teixeira conseguiu ampliar o sistema educacional, privilegiando a formação de professores. Em sua terra natal, Caetité, reinaugurou a Escola Normal, que havia sido fechada por Severino Vieira em1901. Outro destaque é a criação do "Centro educacional  Carneiro Ribeiro" mais conhecido como escola Parque, situado na liberdade, um bairro populoso e pobre na cidade de Salvador. E também ajudou a fundar da UDF e a UNB.

Anísio era contra a educação como um processo exclusivo de formação de uma elite, e mantendo a maioria da população em estado de ignorância e analfabetismo, tendo apenas menos de 1/3 de pessoas chegando a 4ª série, dentre os 5 milhões de pessoas que estavam na escola. Se comovia com as dificuldades que o restante dessa população tinha de se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana.

Ele acreditou muito nos benefícios da escola pública, tanto que na visão dele, uma democracia verdadeira só existiria no Brasil, por intermédio da escola pública. Em sala de aula remota, ao assistirmos um vídeo contando um pouco sobre a vida de Anísio Teixeira, podemos tirar várias ideias relevantes de sua visão sobre o ensino.

Reconhecido como missionário da educação, lutou rigorosamente pela a escola pública para todos, proporcionando o acesso as Universidades, deixando elas com mais igualdade. Em seus manifesto ele defendia claramente a ideia de uma escola gratuita, laica e obrigatória. Seus pensamentos entrava em conflito obviamente com os educadores católicos, onde não concordava com a separação da religião das escolas.

 Realmente era um modelo novo, e a sociedade não estava pronta para aceitar isso, mas Anísio queria da oportunidade para todos, e buscou isso com toda sua capacidade, fazendo com que até um momento fosse considerado comunista, e também a ser exilado por uns períodos que ainda assim, ele não deixou de buscar impor seus pensamentos, sendo venerado internacionalmente e atuando em grades universidades de renome.

Depois de muito tempo relegado ao esquecimento, a memória de Anísio Teixeira foi, com o fim da ditadura militar, aos poucos sendo resgatada, tendo suas ideias bastante presente nas Universidades até os dias de hoje. Sem dúvida, o maior passo neste processo, deu-se com o lançamento, em 1 de Outubro de 1993, da cédula de mil Cruzeiros Reais, lembrando o grande educador, que ficou em vigor até julho de 1994, quando foi substituída pelo Real.

O ano de seu centenário de nascimento, 2000 foi marcado por diversas homenagens. Muitas entidades educacionais ou, mais especificamente, pedagógicas, realizaram eventos em comemoração.

Um comentário:

  1. Érick: sugiro a retirada de trechos que foram extraídos do wikipedia com dados históricos da vida de Anísio porque não estão devidamente creditados.

    ResponderExcluir

Bibliografia e início do ano acadêmico

Alain Coulon e sua visão da entrada do estudante na vida Universitária

  O sociólogo Francês, Alain Coulon. Nascido em 12 de Outubro de 1947 é professor da Universidade de Paris 8 Vicennes saint-Denis   em ciênc...